top of page

Sentar à Porta

ação contínua

Sentar à Porta é uma ação urbana contínua, iniciada em 2014, que convida a vizinhança a redescobrir o espaço público através do simples ato de sentar-se à porta de casa. Priscila bate de porta em porta em uma determinada calçada, convidando os moradores a conversarem sobre a rua, o bairro, a cidade e as relações com seus vizinhos. A performance oral investiga os modos de habitar a cidade e as formas de apropriação do espaço público.

Com a ação, busca-se reviver o hábito de ocupar as calçadas, um gesto que contrasta com a tendência contemporânea de retração para dentro das casas devido à falta de tempo, insegurança e arquitetura hostil das cidades. Sentar à Porta convida os moradores a passarem pelo menos cinco minutos diários em frente às suas casas, tomando um café, conversando com os vizinhos ou simplesmente observando o tempo passar.

O projeto não só incentiva a interação e a criação de laços comunitários, mas também promove a discussão sobre o uso do espaço urbano. Através de suas andanças, Priscila documenta esses momentos em fotos, que também são enviadas por participantes que praticam este exercício, fortalecendo um movimento que visa transformar calçadas em espaços de encontro e convivência.

Sentar à Porta é uma prática de escuta e fala pública, uma celebração das micro-democracias cotidianas, onde a população tem a oportunidade de se expressar e reapropriar-se de seus espaços urbanos.

bottom of page